Tu ainda és rei?

 “TU AINDA ÉS REI?”

Reflexão do Evangelho da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo | Ano B | 21/11/2021.

 ***

Jesus respondeu: "O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui". (Jo 18, 36)

 ***

Custa-nos aceitar Jesus Cristo como o Rei do Universo, que é a proposta da solenidade litúrgica deste fim de semana. Na verdade, isto se dá por dois motivos: primeiro que não temos experiência recente de monarquia no Brasil, portanto, não sabemos o que é ter um rei em sentido monárquico. Todavia, em segundo lugar, embora não saibamos o que é ter um rei monárquico, sabemos muito bem como é ter outros reis imperando em nossa vida, tais como riquezas, prazeres, títulos, privilégios, entre tantas outras coisas. Coisas estas que tomam o lugar do reinado de Jesus em nossa vida.

Desse modo, a pergunta que fica é: Jesus Cristo ainda é o Rei do Universo? Ora, Jesus Cristo pertence ao Reino da Verdade (cf. Jo 18, 37), enquanto que nós, muitas vezes preferimos a estagnação no reino das mentiras, das aparências e das coisas passageiras.

Em nossos tempos de angustia, sofrimento, dor e solidão, muitas vezes, não temos a capacidade de um olhar esperançoso, na confiança de que o reinado de Cristo não é deste mundo, como garante-nos a profecia de Daniel (primeira leitura): “seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá” (cf. Dn 7, 14). Acontece que, nos apegamos facilmente às tribulações momentâneas, enquanto que a proposta evangélica é superior, transcendente e eterna: “o meu reino não é daqui”, diz Jesus (cf. Jo 18, 36).

Irmãos, não é fortuitamente que a Igreja coloca esta solenidade para encerrar o ciclo de um ano litúrgico, pois, se quisermos recomeçar a nossa caminhada de peregrinos neste mundo, à espera daquele que vem (Advento), é preciso que deixemos Cristo imperar em nossa vida; independentemente da maldade humana, é Cristo o portador da Verdade e do Reino de Amor.

Ao celebrar a Solenidade de Nosso Jesus Cristo Rei do Universo, recordamos a realeza de Jesus Cristo, no seu modo mais puro, profundo e verdadeiro, pois, se trata de uma realeza pautada no amor, na justiça, na misericórdia e na paz. É por isso que a sua coroa foi a de espinhos, bem como o seu trono foi o madeiro da cruz. Apeguemo-nos, portanto, a este Reino.

Por fim, recordamos que, em cada oração do Pai-nosso nós pedimos “venha a nós o vosso reino”, e isto significa fazer com que esse Reino se concretize no aqui e no agora da nossa história, isto é, através de nossas atitudes, do nosso serviço, do nosso amor e da nossa misericórdia.

Portanto, retornemos à pergunta inicial: Jesus Cristo ainda é o Rei da nossa vida? Meditemos isto. Esta vida de injustiça, sofrimento e maldade humana somente fará sentido se esta certeza for uma verdade enraizada no nosso coração, nos nossos lábios e nas nossas ações.

Cristo vive, Cristo reina, Cristo impera; que Ele defenda seu povo de todos os males! (Papa Sixto V)

Que assim seja.

 

Luis Gustavo da Silva Joaquim.







Comentários

Postar um comentário