Dia de São Pedro Poveda 2022

 

DIA DE SÃO PEDRO POVEDA

2022

Liturgia: Jr 18,1-6 | Sl 145(146),1-2.3-4.5-6 (R. 5a) | Mt 13,47-53

 

A parábola que ouvimos hoje no Evangelho, fala da rede que, lançada ao mar, “apanha toda a espécie de peixes” (Mt 13,  47). Trata-se, sem dúvidas, de uma parábola escatológica, isto é, fala do fim dos tempos, em que seremos julgados e separados.

Ademais, como na rede se encontram peixes bons e peixes ruins, assim também na Igreja há quem viva e acolha a palavra de Jesus, e há quem a recuse ou permaneça indiferente. A questão é: qual desses dois grupos nós pertencemos?

Nós somente seremos portadores da bondade divina na medida em que nos deixarmos ser moldados como o barro nas mãos do oleiro, como propõe a primeira leitura. Ora, não somos perfeitos, é verdade, somos barro! Todavia, nosso oleiro é o próprio Deus; ele sim é perfeito e pode nos moldar conforme sua vontade até que fique bom aos seus olhos (cf. Jr 18, 4). É preciso, portanto, que permitamos ser moldados.

Acontece que ser moldado, requer paciência, mansidão, oração. Vemos isto, claramente, na vida de São Pedro Poveda: mesmo mediante dificuldades financeiras da sua família, não se distanciou da palavra de Deus e do auxílio aos pobres. Mesmo mediante toda perseguição em sua vida ministerial, até mesmo na hora derradeira, pôde sorrir e dizer: “sou sacerdote de Jesus Cristo”!

Enfim, celebrando São Pedro Poveda, nós temos um exemplo de vivência cristã: um homem simples, nascido em Liñares, que desde muito jovem manifestou o desejo de se consagrar ao Senhor, servindo aos menos favorecidos. Afinal de contas, é pela nossa abertura a Deus, juntamente com o nosso testemunho, que seremos identificados como peixes bons ou peixes maus na rede do Senhor. Deixemo-nos ser moldados pelo Deus-oleiro da nossa história.

Assim seja.

São Pedro Poveda, rogai por nós!

 

Luis Gustavo da Silva.

18/07/2022.



Comentários