Festa dos Santos Arcanjos

 

FESTA DOS SANTOS ARCANJOS

Jo 1, 45-51

 

O Evangelho de hoje apresenta um personagem interessante: Natanael, que na verdade, é a mesma pessoa de Bartolomeu (apóstolo). A narrativa da liturgia de hoje é antecedida pelo fato de que Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". Natanael então disse: "de Nazaré pode sair coisa boa?"; e responde Filipe: "Vem ver!". A partir disso, entramos no evangelho de hoje, no qual Jesus viu Natanael que vinha para ele e disse: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade".

Ora, muitas vezes, nós também somos como Natanael, isto é, somos desconfiados e preconceituosos, pois, não acreditamos quando alguém simples fala das coisas de Deus e só confiamos naquilo que vemos, experimentamos e comprovamos. Todavia, Jesus mostra que nós não podemos ser assim. Devemos sempre ver a bondade das pessoas, porque é assim que ele mesmo nos vê.

Jesus conhece a nossa história e sabe qual é a palavra chave para que nós possamos acolher o Seu apelo. Assim como viu Natanael, ele também nos vê debaixo das “figueiras”, que são as diversas situações da vida. Ademais, Adão e Eva se vestiram de folhas de figueira, segundo Gênesis 3, 7. Assim, ela pode representar a vergonha do nosso pecado. Onde nos encontramos, Jesus conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar nos transformar e animar. Era como se ele olhasse Natanael e dissesse: “eu conheço o teu passado, e por isso, quero estar no teu presente para garantir o teu futuro”.

Não podemos criticar a figueira dos outros porque também temos as nossas figueiras. E independente delas, o Senhor nos chamou. E aqui estamos. É com esse olhar de misericórdia que Deus nos olha e olha para nossa vocação.

Depois de fazer essa experiência com o Senhor, a Natanael é revelada a filiação celeste. Somos filhos do céu! Nossa vocação não é nossa, mas do próprio Deus revelada a nós como dom. Portanto, é preciso que, de coração aberto e consciente, façamos experiência: “vem e verás”.

A narração do encontro encerra-se com as palavras de Jesus: “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. São Cirilo de Alexandria dizia que “com essa alusão aos anjos de Deus, o Senhor nos convoca a passar das realidades passageiras às eternas, das terrenas às celestes, das carnais às espirituais”. Nada terreno pode satisfazer-nos ou definir-nos. Como Natanael, somos convocados a nos ultrapassarmos constantemente, a voltarmos não somente os nossos olhos, mas, sobretudo, a nossa vocação, para o alto!

Assim, se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-lo, muitas maravilhas haveremos de presenciar. A promessa de Jesus no evangelho do céu aberto e dos anjos subindo e descendo, representa a festa que celebramos hoje, dos Santos Arcanjos.

Que os mensageiros de Deus, São Miguel, Rafael e Gabriel nos auxiliem neste caminho de discipulado e configuração ao Cristo, Bom Pastor.

Assim seja.



Comentários