Como celebrar bem o tempo quaresmal?

 

COMO CELEBRAR BEM O TEMPO QUARESMAL?

Por: Luis Gustavo da Silva Joaquim

 

Como já sabemos, com a celebração da Quarta-feira de cinzas, inicia-se um tempo litúrgico rico na Igreja, chamado QUARESMA. Essa palavra deriva da língua latina e significa “quarenta dias”.

Acredita-se que a quaresma, propriamente dita, como prática obrigatória na Igreja, foi instituída no século IV, todavia, desde os primeiros cristãos, era comum se prepararem para a Páscoa com oração, jejum e penitência. Trata-se, portanto, de um itinerário litúrgico-espiritual de 40 dias em preparação para a celebração do Tríduo Pascal, centro da nossa fé.

Para bem celebrarmos e colhermos os frutos desse tempo é necessário observar algumas questões celebrativas, que a própria Igreja orienta, no Diretório Litúrgico (p. 65):

a.       Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores, a fim de preservar a sobriedade e penitência, exceto o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma) bem como as solenidades e festas.

b.      A cor litúrgica do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar a cor-de-rosa, conforme a IGMR, n. 308f.

c.       Em todas as celebrações, omite-se o “Aleluia”.

d.      As memórias obrigatórias que ocorrem nesse tempo podem ser celebradas como memórias facultativas, todavia, não são permitidas missas votivas.

Por fim, vale ressaltar a importância, sobretudo nesse tempo, da CAMPANHA DA FRATERNIDADE, que no corrente ano, tem como tema “Fraternidade e Fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A CNBB propõe, anualmente, esta campanha a fim de vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma, isto é, nos auxilia nas atitudes fundamentais de oração, jejum e esmola.

Que a cada dia desse tempo litúrgico que se inicia, façamos uma profunda “Liturgia Existencial”, a fim de um verdadeiro encontro com o Senhor. Assim seja!

Comentários

  1. Muito bom e uma alerta de td que aprendemos mas já sendo esquecido por maioria das pessoas

    ResponderExcluir

Postar um comentário