Visitação de Nossa Senhora | Reflexão

 

=== VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA ===


Queridos irmãos, no próximo dia 31 deste mês de maio – o mês mariano –, celebramos a Festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora. Trata-se de uma celebração incluída no calendário universal litúrgico pelo papa Bonifácio IX.

No evangelho que a igreja propõe para este dia (Lc 1, 39-56), ouvimos a narrativa lucana de Maria que, após a aparição do anjo Gabriel, parte para a região montanhosa na Judeia a fim de visitar sua prima Isabel. E finaliza com o canto do Magnifcat, que é o canto de exultação entoado por Maria ao Senhor que faz tantas maravilhas em sua vida.

Sendo assim, esse episódio é, para nós, o maior exemplo de caridade missionária, pois, conforme os estudiosos e exegetas, Maria teria caminhado cerca de 150km para esse trajeto. Todavia, não se trata de um encontrar-se meramente formal, e sim de um encontro a serviço das necessidades alheias, haja vista que, Maria permaneceu ali por três meses (Lc 1, 56). Essa permanência nos leva a crer que, durante esse tempo, ela tenha ajudado sua prima em diversas atividades diárias. Neste sentido, a missão de anunciadores do reino vai além de uma visita, mas exige acompanhamento, estar junto e fazer-se próximo do outro. Quantas pessoas hoje, estão sedentas de afeto, carinho, cuidado e atenção em nossa sociedade?! E nós, cristãos, à exemplo de Maria, o que temos feito mediante esse fato?

Ademais, Maria levou consigo o Salvador, isto é, em seu ventre estava o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6), por isso, sua prima de imediato ficou cheia do Espírito e exclamou “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" (Lc 1, 41-42). Ora, assim também nós, quando levamos a experiência do Salvador às pessoas, elas são embalsamadas pelo Espírito Santo, que é dom de Deus. A nossa visita, quando feita em nome de Deus, deve fazer saltar nas pessoas visitadas o ardor da fé, como em Isabel, que mesmo considerada estéril e de idade avançada, saltou no seu ventre, João Batista. Era a esperança de uma vida que estava sendo gerada mediante a promessa divina. Precisamos espalhar a esperança de viver aos nossos irmãos e irmãs que têm essa dificuldade!

Desse modo, na busca de gerarmos frutos, é necessário que tenhamos coragem de assumir o nosso compromisso de batizados, como já foi pedido na Conferencia de Aparecida (2007), que é o compromisso de sermos discípulos-missionários, a exemplo de Maria. Ela, que fez todo esse caminho após dar o seu sim, nos ensina a renovar nosso compromisso com Cristo diariamente pela eucaristia, para que, na certeza de que Ele não somente conduz a história da humanidade, mas também, participa dela caminhando ao nosso lado, sejamos capazes de testemunhar Ele, Nele e por Ele.

Enfim, o mistério da visitação de Maria nos lembra que levar/anunciar Cristo é mais que um convite, é uma atitude de verdadeiros cristãos no caminho de discípulos-missionários, a fim de um verdadeiro e profundo encontro com os mais necessitados. Portanto, façamos da nossa vida, um verdadeiro Magnificat, isto é, um grande canto de exultação pelas maravilhas que Deus fez e faz em nossa vida.

Assim seja.

 

====== Notas ======

1.      Nas igrejas de rito latino da Igreja Católica, o episódio da visitação é o segundo mistério Gozoso do rosário. Isto prova a sua relevância para a nossa vida de piedade e devoção. Além do mais, o próprio texto bíblico traz partes da oração de Ave-Maria. Primeiro, isso nos garante que ela não é uma oração inventada, mas é bíblica e poderosa; segundo, reflete a importância da devoção mariana para a vida do cristão, pois,

2.      Foi o papa Paulo VI que, em 1969, moveu a festa da visitação para 31 de maio, entre a Solenidade da Anunciação do Senhor e a da Natividade de João Batista, a fim de que ela se harmonize melhor com o relato do Evangelho. Antes, era comemorada no dia 2 de julho.

3.    Antes de entrar no calendário universal da Igreja, na era medieval, os franciscanos já celebravam esta festa por recomendação de São Boaventura.

 

====== Oração ====== (Oração coleta do Missal Romano.)

Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Amém.

Comentários