Assunção de Maria | Reflexão

 

ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

Ap 11,19a;12,1-6a.10ab | Sl 44(45),10bc.11.12ab.16  | 1Cor 15,20-27ª | Lc 1,39-56

Solenidade, Ano A | Reflexão

***

“Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.”

Amados irmãos e irmãs, em nível de contextualização, na primeira leitura, vemos Maria como imagem da Igreja, mostrando que a mulher participou na vitória de Cristo sobre o Mal. No salmo responsorial, temos Maria como a Virgem Bendita! A esposa do rei é Maria, por isso, ela possui as graças de Deus e está associada para sempre à glória do seu Filho. É, de fato, bem-aventurada! A segunda leitura apresenta-nos Maria como a nova Eva, pois, Cristo é o novo Adão, sinal de esperança para todos os homens. Tudo isso para dizer do precioso mistério que é a assunção de nossa Mãe Santíssima aos Céus.

Contudo, algo chama-nos atenção no Evangelho proclamado neste dia: ele se inicia com um advérbio de modo, isto é, “ÀS PRESSAS” (ou, dependendo da tradução, “apressadamente”).  Isto tem muito a nos dizer: após o anúncio feito pelo arcanjo, Maria saiu apressadamente, isto é, algo a impulsionava para a missão, pois havia ali uma urgência, ou ainda, uma necessidade. Aqui notamos mais que um simples detalhe gramatical no texto bíblico, e sim, um verdadeiro modo espiritual de vida, de escuta e de intimidade com o Pai.

Vamos pensar um pouco neste fato: foram 150 km caminhados por uma mulher grávida em uma região predominantemente montanhosa! Nesse sentido, pergunto: quais são as urgências do nosso cotidiano? Quais são as nossas pressas diárias? Quais as nossas reais necessidades? São questões das quais precisamos nos dar conta da resposta. Em Maria, a urgência era de anunciar o próprio Jesus-Menino encarnado em seu ventre, afinal de contas, o seu canto mais sublime - o Magnificat -, foi entoado por Maria após o encontro com sua prima.

Enfim, pelo relato da visitação que hoje ouvimos, Maria levou Jesus pelos caminhos da terra. Na assunção, é Jesus quem leva a sua mãe, pelos caminhos celestes, para uma Visitação definitiva! É este mistério que hoje celebramos. Portanto,  confiemo-nos, com auxílio de Maria Santíssima, ao projeto de Deus em nossa vida, na certeza de levar Cristo aos irmãos e irmãs necessitados.

Assim seja.

 

Luis Gustavo da Silva Joaquim.

Comentários