2º Domingo do Advento | Reflexão

 

2º DOMINGO DO ADVENTO | Ano B

Is 40,1-5.9-11 | Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R. 8) | 2Pd 3,8-14 | Mc 1,1-8

 

Amados irmãos, seguimos este tempo de advento. Tempo de espera. Esperamos o Salvador em suas três vindas: “Aquele que era, que é e que vem” (Ap 1, 8). Jesus já veio em Maria, virá em sua glória para nos julgar, mas também vem cotidianamente, na Palavra, na Eucaristia e no irmão.

Nesse sentido, a liturgia de hoje continua nos convidado a preparar os caminhos para o Senhor que vem. A primeira leitura, na profecia de Isaías, é chamado de “livro da consolação”, pois o profeta está advertindo ao povo, que se encontra exilado na Babilônia, para que se mantenham esperançosos para com a libertação. O profeta é enviado de Deus a anunciar que a consolação do Senhor está próxima (v. 1). Assim também devemos ser nós, cristãos do século XXI, que, mediante tanta dificuldade, tristeza e incerteza, sabemos que nosso Deus não nos abandona; e se um dia ele já veio nos salvar, ele virá mais uma vez para nos julgar e nos levar a contemplar o Paraíso celeste, “como um pastor que apascenta o rebanho e reúne com a força dos braços os cordeiros para carregá-los ao colo” (v. 11).  Por isso, é necessário que o povo se mantenha nos caminhos do Senhor.

Caminhos estes que são a nossa própria vida. Nós não viemos do acaso. Todos nós que aqui estamos, fomos chamados ao dom da vida, e, consequentemente, temos que dar uma resposta positiva e amorosa ao Deus que nos amou por primeiro.

E quando Jesus voltará, é a grande pergunta? Nós não sabemos. Cabemos rezar, cantar e esperar: “Maranathá, vem, Senhor Jesus!”. Por isso que a carta de São Pedro exorta que “para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (v. 8): porque Deus não está submetido ao tempo como nós. Então, não adianta querermos marcar data e hora com ele para sua vinda, basta-nos a certeza de que ele é fiel e cumpre suas promessas (v. 9). Esperamos novos céus e novas terras (v. 13), isto é, a vida nova em Cristo e a esperança de vida eterna!

Como exemplo de quem soube preparar este caminho, temos São João Batista, que é evidenciado no Evangelho. João é o precursor de Jesus justamente porque preparou os caminhos para o Salvador. Foi necessariamente humilde servidor, porque soube a hora de se retirar para dar o lugar devido ao Mestre. João é esse mensageiro de Deus do qual falavam as promessas antigas, e por isso, a profecia de Isaías foi referenciada no início do Evangelho.

Muito temos que aprender com ele. Neste caminho de preparação para a vinda do Senhor, que é a nossa própria vida, busquemos sempre servir com humildade sabendo que é necessário que Cristo cresça e que nós diminuamos (cf. Jo 3, 30), pois não somos dignos sequer de desamarrar suas sandálias (cf. Mc 1, 7)

            Que o Senhor nos ajude hoje e sempre. Amém.

 

Luis Gustavo da Silva Joaquim

Seminarista da Diocese de Jaboticabal/SP.

Comentários