A religião parte do aspecto de organização, sistematização, disciplina. E toda organização têm pessoas (leigos, diáconos, padres, bispos, papa); lugares (capela, matriz, santuário, basílica, etc.); tempo (domingo, quaresma, advento, etc.); instruções (ritos, leis, regras, etc.).
Desse modo, quem deixa de seguir a sistematização, a disciplina, deixa de ser da religião. Neste ponto, é importante observar as crises, se são de religião ou de fé. Ora, quando não se aceita uma regra, ela pode ser da religião, mas não necessariamente, da fé.
***
A religiosidade está relacionada com estética, isto é, um sentimento, um sentido, uma capacidade de perceber o universo do Mistério, do Absoluto, do Transcendente.
A religião quer ordem ao passo que a religiosidade fala dos sentidos (incenso, música, espaço, etc.). Todavia, a fé envolve a pessoa de Jesus Cristo, que vai além de ordem, hierarquia, sentimentos, sentidos, etc.
***
Um exemplo concreto e bíblico de fé, se encontra em Mc 1, 14-16.
Assim, a fé cristã, em princípio, não precisaria de religiosidade, pois, o próprio Jesus sempre rezava sozinho, mas nunca com os discípulos. Todavia, a religiosidade pode ajudar na fé.
O martírio também é expressão de fé, pois ninguém morre pela religião. Se assim o for, é fanático!
O cristianismo nasce como fé e não como religião. Torna-se religião somente no século IV, com a conversão do Império Romano, isto é, sistemático, organizado, templos. A fé de Cristo nasce na experiência e transmissão dos discípulos nas primeiras cidadezinhas da redondeza de Nazaré.
***
O ideal, portanto, é que as três caminhem juntas. Este é o nosso desafio para a cultura do século XXI. Que Deus nos ajude.
Amém.
============================
Anotações a partir das aulas do Pe. João Batista Libanio, sj. Curso “Ser Cristão na Cidade” em Setembro de 2011.
Aulas disponíveis em:
https://www.youtube.com/watch?v=4LrFBEIfhFg&list=PLrJI821VLSiK6Hz5rDRv67M4ik8dGdiSn&index=2
https://www.youtube.com/watch?v=1XZjSpV3DsQ&list=PLrJI821VLSiK6Hz5rDRv67M4ik8dGdiSn&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=lU6k8DvlU-I&list=PLrJI821VLSiK6Hz5rDRv67M4ik8dGdiSn&index=4
Comentários
Postar um comentário